Oclusão e dor orofacial

A oclusão é a área da medicina dentária responsável pela relação entre os dois maxilares (superior e inferior). No entanto, esta é uma relação dinâmica que considera todos os componentes do sistema mastigatório, não se extinguindo na relação entre os dentes, englobando a anatomia e função do esqueleto craniofacial, das articulações temporomandibulares (articulação do maxilar inferior com o crânio), do sistema de músculos da cabeça e do pescoço, da coluna cervical, entre outros. 

Só considerando todos estes fatores é possível diagnosticar, prevenir e tratar desequilíbrios que se traduzem em disfunção (doença), geralmente com quadros de dor que podem ter um significado muito expressivo no bem-estar do paciente. 

Dores faciais ou dores de cabeça e pescoço são as mais comuns, sendo que estas alterações patológicas do sistema mastigatório podem ter outros sintomas como zumbidos ou dor nos ouvidos, dificuldade em movimentar o maxilar inferior, limitação da abertura da boca, dificuldades na mastigação, ruídos articulares (estalos) ou desgaste acentuado nos dentes.

Torna-se essencial a investigação detalhada da história clínica do paciente, com a  identificação de hábitos parafuncionais (como por exemplo ranger os dentes - bruxismo), traumatismos passados na região da cabeça e pescoço, má postura, má oclusão, stress entre outros, sendo necessário recorrer muitas vezes a outras áreas de tratamento como a fisioterapia ou osteopatia.

Segunda - Sexta           08:30 – 20:00

Sábado                          09:00 – 18:00

Horário

Rua da República Peruana nº3 A

1500-550 Benfica

 

Latitude: 38º 44' 59'' N

Longitude: 9º 12' 4'' W

703    716   729

217 625 080
934 966 258

@

Contacte-nos
Parceiros/Acordos