patologia oral_300x.png

Cirurgia Oral

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças dos dentes, mucosas, maxilares e estruturas anexas, como as glândulas salivares. O campo de atuação da cirurgia oral é muito extenso e transversal a várias áreas, incluindo, entre outros, atos como:

• A extracção de dentes, inclusos ou não-inclusos, por vários motivos (cárie extensa, fraturas complexas, perda de suporte ósseo, infecções ou quistos associados, motivos ortodônticos ou protéticos)

• Cirurgia para eliminação do freio labial ou lingual

• Cirurgia periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes - osso e gengiva)

• Cirurgia para regeneração óssea e/ou dos tecidos moles

• Cirurgia para colocação de implantes

• Cirurgia de patologia quística ou tumoral dos ossos maxilares

• Cirurgia de lesões das mucosas orais

Apesar destes procedimentos serem realizados num ambiente calmo e seguro, sob anestesia local e, por isso, sem dor, esta especialidade está frequentemente associada a um maior nível de ansiedade. Por esta razão, qualquer uma destas intervenções pode ser realizadas sob sedação consciente, promovendo uma maior tranquilidade e conforto do paciente.

Medicina e Patologia Oral

Algumas alterações dos tecidos da cavidade oral podem ter carácter patológico. Estas lesões orais devem ser identificadas e podem ter inúmeras causas: infecciosa (por exemplo, infeções fúngicas como a candidíase, ou virais, por exemplo provocadas pelo vírus herpes); reaccional (por exemplo, lesões provocadas por trauma agudo ou crónico); imunológicas (doenças auto-imunes); neoplásica (tumores benignos ou malignos); hereditária, e até, ser a manifestação de doenças sistémicas.

A especial atenção do médico dentista é fundamental para o diagnóstico precoce destas lesões e doenças, podendo estar aconselhada a realização de uma biópsia para definir o diagnóstico da lesão (ou lesões), e esclarecer o seu eventual carácter maligno.

O tratamento pode ser médico e/ou cirúrgico consoante a patologia (ou patologias) em causa.

Alguns dos sinais e sintomas que merecem especial atenção:

• Aftas ou úlceras que não cicatrizam em 2-3 semanas

• Manchas ou placas brancas e/ou vermelhas

• Nódulos ou aumento do volume das mucosas

• Dor, dificuldade em deglutir ou em movimentar a língua

• Perdas de sensibilidade

• Gânglios linfáticos aumentados

O auto-exame da cavidade oral é motivado a cada consulta, através do ensino personalizado passo-a-passo, devendo ser realizado periodicamente pelo paciente em casa, com o objectivo de detectar precocemente alterações que exigem avaliação médica.

Tratamento de lesão vascular com LASER

8e03b9da-27d9-4f11-8bab-2924daa70f39.JPG