.png

Periodontologia

A periodontologia é a área da medicina dentária responsável pelo diagnóstico, tratamento e controlo de doenças da gengiva e do osso que suporta os dentes (periodonto).

Estas doenças periodontais são, na sua maioria, causadas por bactérias. No entanto, existem fatores que podem influenciar a gravidade destas patologias. Doenças sistémicas descontroladas, como a diabetes e hábitos como o tabaco, são exemplos potenciadores de problemas das gengivas e do osso que suporta os dentes.

A evolução da doença pode levar à perda de alguns dentes, ou em casos mais graves, à perda de todos os dentes. Os sinais de alerta mais comuns são a hemorragia gengival durante a escovagem, a mobilidade dentária, a sensibilidade exagerada ao frio e o aparecimento de espaços entre dentes.

O primeiro passo para o controlo da doença passa por estabelecer o diagnóstico numa consulta chamada avaliação periodontal, em que são realizadas algumas medições e registos das características da doença. O tratamento consiste essencialmente na eliminação da causa, isto é, na remoção dos depósitos bacterianos acumulados.

Esta área pode ainda dirigir-se a objetivos estéticos relacionados com dentes ou implantes, a chamada cirurgia plástica periodontal. O tratamento de recessões ou assimetrias da margem da gengiva, o aumento do volume de tecidos onde a gengiva é fina ou insuficiente, e a correção do sorriso gengival são alguns exemplos de procedimentos que têm como objetivo melhorar a estética do sorriso.

Cirurgia estética periodontal - Recobrimento radicular

Terapia guiada por biofilme

O EMS Airflow foi concebido especificamente para profilaxia sub e supragengival, removendo o biofilme de dentes naturais e superfícies de implantes.

Permite a utilização de água aquecida o que o torna ideal para pacientes com hipersensibilidade dentária