top of page

O futuro do nosso sorriso constrói-se de pequenino


A odontopediatria é a área da medicina dentária encarregue do acompanhamento e cuidados de saúde oral infantil.


A primeira consulta de medicina dentária deve ser realizada quando os primeiros dentes de leite erupcionam, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e interceptar hábitos que possam ser prejudiciais.


Nesta consulta, é realizado um exame oral sumário e avaliado o risco individual de cárie.




No período de dentição mista, que dura cerca de 5 anos, convivem na boca da criança dentes de leite e dentes permanentes. Esta é uma fase que deve ser devidamente acompanhada pelos pais, sendo a altura apropriada para realizar uma avaliação pelo Ortodontista, a fim de detetar precocemente problemas de discrepâncias ósseas e má oclusão (mau posicionamento dos dentes).


Uma boa higiene oral é parte integrante de uma boa saúde oral. As lesões de cárie nos dentes de leite, especialmente antes dos 5 anos de idade, têm consequências negativas tanto para a saúde oral como para a saúde geral da criança.


Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada a cada 6 meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de 3 meses.


bottom of page