top of page

NCB Responde: Odontopediatria


Na NCB Dental acreditamos que a informação e participação ativa dos familiares é essencial na criação de bons hábitos de higiene oral na infância. Como tal, reunimos algumas questões que costumam surgir nesta fase.


Em que idade aparecem os primeiros dentes?


A erupção dos dentes de leite tem início entre os 6 e os 8 meses de idade. Entre os 2 e os 3 anos de idade todos os dentes de leite já estarão presentes na cavidade oral. A dentição definitiva inicia-se entre os 5 e os 7 anos. No entanto, a erupção mais precoce ou tardia não está necessariamente relacionada com patologia.


Quando deve cessar o uso da chupeta ou do biberão?


Os hábitos de sucção não nutritivos (chupeta, por exemplo) devem ser abandonados até aos 3 anos de idade, atendendo à possibilidade de autocorreção das desarmonias criadas nas arcadas dentárias. Relativamente ao biberão, o hábito deve ser abandonado quando a criança completar 1 ano.


Como prevenir o aparecimento de cáries precoces de infância?


Deve ser promovida a amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade e não colocar líquidos açucarados no biberão, nem na chupeta. Assim que os primeiros dentes erupcionarem deve ser promovida a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições.


Como deve ser efetuada a escovagem?


0-3 anos - mesmo antes da erupção dos dentes, devem higienizar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água. Quando os primeiros dentes surgem, deve-se promover a sua higiene utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado, após as refeições.


3-6 anos - escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, pelo menos 2x/dia (após as refeições), utilizando uma escova macia de tamanho adequado. A pasta de dentes deverá conter flúor na dose adequada à idade e na quantidade semelhante à unha do dedo mindinho da criança.


6 anos - escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, pelo menos 2x/ dia (após as refeições), utilizando uma escova macia de tamanho adequado. A pasta de dentes deverá conter flúor na dose adequada à idade e na quantidade semelhante ao tamanho de uma ervilha.


Para crianças pouco motivadas para a escovagem, é recomendado o uso do Revelador de Placa, com o objetivo de identificar as zonas em que a escovagem não está a ser a correta.

Se a criança comer ou beber antes de ir para a cama, a escovagem deve ser realizada novamente.


As crianças devem usar fio dentário?


A utilização do fio/fita dentária ajuda na higienização dos espaços entre os dentes e deve ser iniciada logo que possível. Por volta dos 8-10 anos a criança começa a ter a destreza e autonomia necessárias. Os bochechos com flúor também são recomendados, pois previnem o aparecimento e desenvolvimento da cárie dentária.




bottom of page